1. Sobre os exames periódicos
São exames que devem ser realizados de tempos em tempos com o objetivo de detectar situações de risco à saúde o mais precocemente possível de forma a amenizá-los ou curá-los, observando o disposto na Portaria Normativa n°4, de 15 de setembro de 2009, a qual estabelece orientações para aplicação do Decreto nº 6.856, de 25 de maio de 2009, que dispõe sobre os exames médicos periódicos dos servidores dos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal
É assegurado ao servidor o direito de não participar dos exames periódicos, porém este deverá registrar a sua recusa assinando o Termo de Responsabilidade gerado pelo sistema e o encaminhando ao Centro de Saúde. A decisão pela recusa na participação poderá ser reconsiderada em até 30 dias, contados a partir da assinatura do Termo de Responsabilidade.
Maiores informações sobre os Exames Periódicos podem ser encontradas aqui.
2. Como iniciar os exames periódicos?
Todos os procedimentos realizados na execução dos Exames Periódicos são realizados através da página do SIGAC (Portal SIGEPE), na sessão SAÚDE DO SERVIDOR.
Esta nova forma de execução possibilita maior autonomia e participação do servidor, uma vez que a etapa de confirmação ou recusa, emissão de guias para marcação e preenchimento de formulário de dados e antecedentes pessoais lhe é disponibilizado através do Portal SIGEPE.
O servidor deverá iniciar os procedimentos através da confirmação para a realização dos exames periódicos e preenchimento do questionário individual no próprio portal SIGAC, o mesmo utilizado para emissão do contracheque.
3. Quais exames devem ser feitos?
Os exames básicos previstos pelo decreto 6.856 obedecem aos critérios especificados na tabela abaixo sendo que a instituição poderá solicitar exames adicionais caso julgue necessários.
O processo é concluído após a avaliação clínica, realizada no Centro de Saúde da UFOP, que se baseará na análise de todos os resultados dos exames solicitados.
4. Onde posso realizar os exames solicitados?
No momento em que a participação for confirmada no portal SIGAC, serão geradas as guias para a marcação dos exames, nas quais constarão os tipos de exames solicitados e em outra guia a lista dos estabelecimentos credenciados conforme a cidade disponível, contendo o telefone e endereço para o agendamento dos exames. Assim que tiver realizado todos os exames, deverá ser feito o agendamento da avaliação médica pelos telefones (31) 3559-1956 ou por email para examesperiodicos@saude.ufop.br.
A listagem de clínicas conveniadas, conforme sua localidade pode ser conferida aqui.
ATENÇÃO: Para as mulheres que irão fazer o exame preventivo pelo Centro de Saúde, sugerimos que façam a marcação e o exame antes de realizarem os exames laboratoriais, haja vista a diferença no prazo de entrega dos resultados.
5. Caso já tenha feito exames de rotina recentemente, posso apresentá-los na avaliação periódica?
É importante que o servidor confira se os exames realizados anteriormente contemplam todos os exames contidos nas guias do periódico, pois não serão aceitos exames incompletos. Os prazos de validade dos exames estão no quadro abaixo:
Exames |
Validade dos Resultados |
Análise Laboratorial |
Três meses |
Preventivo |
Um ano |
Mamografia |
Um ano |
6. Posso realizar os exames utilizando meu plano de saúde?
Sim, mas nesse caso a instituição não arcará com os custos provenientes da execução dos exames. Sendo assim, o servidor poderá realizar os exames com o seu profissional de confiança, porém os custos correrão por conta do servidor.
7. Já realizei todos os exames, como proceder?
Após a realização de todos os exames solicitados conforme tabela do item 2, tanto pela rede credenciada, quanto pelo seu próprio convenio, o servidor deverá entrar em contato pelo telefone 3559-1956, nos horários de 08:30 às 15:30, ou pelo email examesperiodicos@saude.ufop.br para agendamento da consulta no Centro de Saúde da UFOP, etapa final para conclusão dos exames periódicos.
Maiores informações podem ser encontradas na página do SIASS na aba de Exames Periódicos e demais dúvidas podem ser esclarecidas através do ramal 1956 (Bárbara ou Ione).